ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Tecnologia Artigos Software Livre contra a pirataria (Parte 2)

Software Livre contra a pirataria (Parte 2)

>> Software Livre contra a pirataria (Parte 1)
>> Open Source Software - Técnicas de desenvolvimento e modelo de negócios
>> Entenda o que é um curto-circuito
Software Livre contra a pirataria (Parte 2) | Artigos | Tecnologia - ComunidadeaBíblia.Net

Este artigo é a segunda parte de nosso estudo sobre Software Livre contra a pirataria. Clique aqui para ler a primeira parte.
Nosso objetivo é tentar esclarecer o que é a Pirataria de software e apresentar soluções viáveis e acessíveis a todos!

Open Source: Uma arma contra a pirataria

Existem basicamente dois tipos de usuários de software pirata: aquele que pirateia porque não ver mal nisso e aquele que se sente incomodado mas não tem (não ver) escolhas. Uma coisa é sabermos que pirataria é crime e que ela não deve ser praticada. Outra coisa é a dura realidade da população pobre que, quando consegue, compra um computador fora de linha dividido em 12 vezes no cartão por falta de escolha. Será que esse cidadão poderia acrescentar mais uns R$ 250,00 pela pior versão do Windows XP e ainda cerca de R$ 400,00 pela suite Microsoft Office? Não quero com essa interrogação justificar a pirataria de software, mas acredito que seja necessário considerarmos a situação. Contudo, a maior pergunta que fica no ar é: Porque usar software pirata se podemos utilizar software livre?

Aqui vamos apresentar Software Livre apenas como solução contra a pirataria, não entrando em maiores detalhes. Basicamente o usuário pode desfrutar de duas soluções:

  1. Sistema Operacional e Aplicativos Open Source.

  2. Sistema Operacional proprietário e Aplicativos Open Source.

A primeira solução descrita acima, é mais recomentada em questões financeiras já que é possível ter um sistema completo (SO e demais softwares) sem pagar absolutamente nada e sem usar nenhum software de maneira ilegal (sem pirataria).

Em contra partida, é necessário maior adaptação já que sistemas Windows e Linux são distintos, o que pode levar ao usuário “viciado” em Windows a encontrar algumas dificuldades. Nada que um pouco de tempo e disposição não resolva. Nesta segunda solução o usuário precisa possuir uma licença do sistema operacional Windows, mas acredite, você pode ter praticamente tudo que precisa (em termos de aplicativos) sem pagar nada!

A seguir vamos mostrar uma lista básica com algumas soluções em software livre que podem ser adquiridas gratuitamente dispensando a aquisição de licenças para aplicativos do tipo: Pacote Office, Editores Gráficos entre outros. Em outras palavras, o usuário pode:

  1. Possuir um sistema totalmente gratuito utilizando um sistema operacional Linux e os demais softwares também livres;

  2. Comprar uma licença do sistema Windows e utilizar os demais aplicativos sob licença Livre.

 

Alguns aplicativos Livres e Gratuitos!

 

Nome

Descrição*

 

OpenOffice (BrOffice)

O OpenOffice, BrOffice aqui no Brasil é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma. O OpenOffice.org é compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office. Por ser um software gratuito e de código aberto, será instalado por padrão no projeto PC Conectado, no qual microcomputadores a preços populares serão vendidos para pessoas de baixa renda no Brasil, com subsídios oferecidos pelo Governo.

Disponíbilidade: Multiplataforma

Onde obter: http://www.broffice.org

 

GIMP

O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vetorial.

Disponíbilidade: Multiplataforma

Onde obter: http://www.gimp.org

 

 Inkscape

 Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.

Disponíbilidade: Multiplataforma

Onde obter: http://www.inkscape.org

 

 Blender

Blender (também conhecido como blender3D) é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Ketsji. Está disponível sobre uma licença dupla: BL / GNU General Public License. O Blender ainda tem partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Disponíbilidade: Multiplataforma

Onde obter: http://www.blender.org

 

aBíblia Software

A aBíblia Software é desenvolvida em C++ usando a biblioteca de classes Qt, afim de tornar-se um programa de fácil instalação e utilização. Desenvolvida para os sistemas Windows e Linux, a aBíblia Software reúne em um único programa ferramentas auxiliadoras do estudo bíblico como: Pesquisa, seleção de Principais Passagens, Anotações, Caixinha de Promessas, Gerenciador de Estudos Bíblicos e outros. A aBíblia Software conta duas versões dos textos Bíblicos: J.F. Almeida Corrigida e Fiel (1994) e J.F. Almeida Atualizada (1967) que inclusive podem ser consultados ao mesmo tempo, opção perfeita para quem gosta de comparar diferentes versões dos textos sagrados.

Disponíbilidade: Windows e Linux

Onde obter: http://www.comunidadeabiblia.net

 

7-Zip

7-Zip (sevenzip) é um compactador de arquivos open-source para o sistema operacional Microsoft Windows e Linux. O programa, desenvolvido por Igor Pavlov, é distribuído sobre a licença GNU LGPL, e compete diretamente com os programas de código-fechado WinZip e WinRAR. Atualmente o formato 7z, o principal formato de compactação do programa, é o que leva maior taxa de compactação, ganhando inclusive do formato RAR.

Disponíbilidade: Windows e Linux

Onde obter: http://www.7-zip.org

* - Algumas das descrições contidas na tabela foram extraídas de pt.wikipedia.org/wiki/


App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;" Apocalipse 5:9

[Inclua em seu site]



 


Publicidade