ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Artigos Como se tornar um pregador

Como se tornar um pregador

>> Curso: Conheça a Sua Bíblia de Capa a Capa
>> 6 Filmes cristãos para assistir no Netflix (2018)
>> Você até pode se livrar de sua prisão interna, mas não esqueça de pedir ajuda a DEUS
>> Versículo do Dia
>> 9 Filmes cristãos para assistir no Netflix

Se você abriu este artigo, é muito provável que você seja um servo de Deus com o coração ardendo de vontade de levar a Palavra de forma mais ungida, clara e eloquente. Você até já ouviu Deus te dizer que te entregou o dom da Palavra, mas por algum motivo você não consegue desenvolver este maravilhoso dom.

Como se tornar um pregador

Obviamente, antes de qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa, está a unção de Deus. Não importa nós fazermos o que for, sem a direção de Deus estaremos fadados ao fracasso. Mas acredito que você já saiba disso, portanto o que quero explanar neste artigo tem haver apenas com a parte que depende de você, considerando que essa seja também a vontade de Deus para a sua vida. Contudo, amado irmão, caso a vontade de Deus seja te levar para outra seara, faça um favor à sua própria vida e obedeça correndo!

Antes de continuar, gostaria de reforçar que estou escrevendo para irmãos em Cristo, conhecedores da Palavra de Deus que têm consciência que nada fazemos sem a permissão de Deus. Logo tudo o que eu disser a seguir está devidamente limitado à Sua vontade, mesmo que eu não explicite no texto afim de torná-lo mais sucinto.

Então vamos lá. Bom, como em tudo na vida, a excelência vem com a dedicação. Todos nós sabemos que existem médicos excelentes, médicos medianos e médicos terríveis. E o que diferencia cada um desses profissionais? Podemos dizer sem medo de errar que a diferença está na dedicação. Ainda podemos arriscar a dizer que muito provavelmente, enquanto estudantes, o médico excelente trocava as horas de lazer por horas de estudos, enquanto o médico ruim, preferia se divertir que passar noites lendo.

Pois bem amado, para pregar a Palavra de Deus como os grandes pregadores que já pisaram nessa terra, além da unção de Deus, é necessário dedicação. Um bom pregador precisa manejar bem a Palavra. Já imaginou um mecânico que não conhece as peças de um carro? Precisa falar de forma clara. Consegue imaginar um jornalista que as pessoas não conseguem entender bem o que ele fala? E mais do que tudo, precisa da unção de Deus! Esta última afirmação dispensa comentários, não é mesmo?

Ok, você deve ter concordado comigo quanto ao que um pregador precisa ter para alcançar os corações. Mas e aí, como fazer para conseguir essas dádivas? A resposta é incrivelmente simples: DEDICAÇÃO!

Como manejar bem a Bíblia Sagrada?

A resposta mais óbvia e ao mesmo tempo a mais sensata é: leia, leia, leia e leia. Embora existam técnicas que contribuam para a memorização e fixação de texto, nada melhor do ler a Palavra de forma regular e dedicada.

Nosso cérebro possui a extraordinária capacidade de se adaptar à medida que o requisitamos mais. Se você manter o hábito de ler a bíblia regularmente, seu cérebro será condicionado aos textos bíblicos de modo que até as mais complexas frases se tornarão comum para você. Além disso, sua capacidade de armazenar e recuperar informações sobre os textos lidos será expandida e quando você menos esperar terá na ponta da língua não apenas os textos bíblicos, mas também sua exata referência.

Como falar de forma clara?

Algumas pessoas já possuem esta habilidade naturalmente. Concedida por Deus. Mas se esse não é o seu caso, a boa notícia é que há solução. Embora em alguns casos mais complicados de fala “embolada” seja necessário o auxílio de um fonoaudiólogo, casos mais comuns são resolvidos apenas por se adquirir o hábito de falar um pouco mais devagar. Procure ter paciência e pronunciar cada sílaba das palavra com calma e transparência. Busque ter certeza que o som das palavras corresponde ao que está em sua mente.

À medida que for praticando será cada vez mas fácil falar de forma clara sem precisar “prestar atenção” ao que está falando. Até que por fim, esta será sua fala normal, do dia a dia.

Dê um passo além

Eu queria, com este texto, dividir um pouco de minha experiência com o preparo para a explanação da Palavra, mas eu não sou professor. E uma coisa que aprendi nessa vida é que “saber fazer” pode ser muito diferente de “saber ensinar”.

Mas eu espero ter reacendido o desejo do seu coração e aguçado a sua vontade de seguir em frente. Meu conselho é que faça como eu fiz (inclusive em muitas áreas da vida): corra atrás de conhecimento! Procure fazer cursos se você puder pagar por eles, se não puder, procure materiais gratuitos na internet.

Embora os materiais gratuitos geralmente sejam de qualidade inferior, o pior é não fazer nada. Porém se você pode investir um pouco de dinheiro em seu ministério eu recomendo que faça. Na vida nós investimos em tantas coisas, algumas vezes, inclusive, coisas que não edificação, então por que não investir em nosso ministério, não é mesmo? Existem alguns cursos online super baratos e muito bons. Inclusive existe um guia do pregador iniciante que eu fiz e gostei bastante. No momento em que escrevo ele está por R$ 39,90 (parcela única). Como ele é bem baratinho eu comprei e não me arrependi. Mas fica a seu critério. O importante é não ficar parado!

Espero que esse simples artigo tenha te ajudado de alguma forma. Que Deus abençoe as nossas vidas!