ComunidadeaBíblia.Net

 

Promessas no Facebook

Fórum

Enviar textos

Home Estudos Bíblicos As 10 pragas do Egito, ou os 10 deuses do Egito?

As 10 pragas do Egito, ou os 10 deuses do Egito?

Imprimir
(34 votos, média: 4.18 de 5)
>> Pedir, buscar, bater.
>> O Temor de Deus - Parte I
>> Amor ou Caridade? Qual tradução está correta?
>> O espinho da carne de Paulo
>> A Bíblia Vulgata

O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, na sala de crianças aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou a faraó e libertou o povo bravamente.
No entanto, hoje quero detalhar melhor sobre as pragas e mostrar a todos que em cada praga Deus estava desafiando um deus do Egito. Farei tudo de forma bem resumida com o objetivo de falar apenas sobre os deuses e qual sua função.
As 10 Pragas do Egito
 
1ª praga: Ex 7.14
Água do Nilo se transformaram e sangue.
Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sobrevivência da nação, todos podem imaginar como este deus era importante na cultura local.

2ª praga: Ex 8.1
Rãs
Esta praga afronta a Hegt (deusa Rã); parece-nos que o poder desta deusa não foi capaz proteger seus súditos. Já pensou, um monte de rãs pelas ruas ou então pulando em você?

3ª praga: Ex 8.19
Piolhos
Esta praga desafia Tot, o senhor da magia. Os magos não eram capazes de realizar qualquer tipo de magia em virtude da presença destes pequenos seres pelo corpo. Já pensou um simples piolho e ninguém mais pode reverenciar seu deus !?

4ª praga: Ex 8.20-23
Moscas
Ptah, deuscriador do universo. O Deus verdadeiro enviou moscas sobre todo o Egito e ele nada pode fazer. Quem é mesmo o criador do universo?

5ª praga: Ex 9.1
Peste no gado
Hator e Ápis, deus-touro e deusa-vaca (respctivamente); eram fiéis depositários da fé dos egípcios para proteção do animais. Sem comentários sobre a total impotência deles diante do nosso Deus.
6ª praga: Ex 9.8
Tumores e Ulceras
Desafio a Ísis, senhora da medicina, deusa da cura e dos remédios. Parece que os egípcios clamaram em vão para curar os tumores e ulceras que nosso Deus colocou sobre eles. 
7ª praga: Ex 9.22
Trovões e Saraiva
Reshpu, deus muito importante, já que controlava as chuvas, ventos e trovões. Então era ele quem decidia se a plantação seria bem regada ou não; além de controlar os desastres ambientais e tudo mais. Mais um deus que ficou de “pés e mãos atadas” na defesa de seus fiéis.
8ª praga: Ex 10.7-11
Gafanhotos
Esta praga desafia Min, deus da fertilidade e protetor das colheitas. Como os gafanhotos comeram toda a plantação, onde será que estava Min que não viu isto.
 
9ª praga: Ex 10.21
Três dias de trevas
, o deus-sol e Hórus um deus solar foram completamente desmoralizados. O deus do sol no escuro por falta de sol. Quem será o verdadeiro Deus do Sol?
10ª praga: Ex 11.1
A morte do primogênito
Esta nós aprendemos na escola. O próprio faraó era considerado um deus no Egito. Ou então Amon-Rá, rei dos deuses e força criadora de vida e deixou morrer um filho de cada lar, até dos animais. Quem será o verdadeiro Deus da Vida.
 __________
"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!"

Lucas 12:22;27;28



 
Comentários (3)
as dez pragas
3 Seg, 13 de Maio de 2013 13:26
eu trabalhava de carteira assinada na pavio rio mas o cunhado do meu ex patrão me chamou de coisa ruim isso ficou no meus neurÔnios o que eu faço para esquecer isso ficou colado parece cola eles falam que eu falo coisas com coisas porque deus me deu essa palavra em eu vou bater na mesma tecla até eles acreditarem ele me deu o salmo 91
Comentário
2 Dom, 06 de Novembro de 2011 21:39
Olá, a paz do Senhor Jesus. Este estudo é espetacular com detalhes sobre os deuses que estavam sendo desmoralizados através das pragas sobre o Egito. Verdadeiramente ,O Grande Eu Sou, mostrou o seu poderio ,desmascarando os deuses dos egípcios um por um de forma extremamente poderosa.
9a praga
1 Qui, 23 de Junho de 2011 02:31
Marcella
A 9a praga foi desmoralizando o deus do ar: Xu, e o deus-inseto: Sebeque. Por isso os gafanhotos pelo AR ;)

Caixinha de Promessas

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9

[Inclua em seu site]





Seguir por email




 


Login

Faça o Login e obtenha acesso ao nosso fórum e o envio de textos e notícias

Publicidade