Para quem acredita que o Photoshop® é insubstituível existe o Gimp, um software que possui a mesma finalidade que o Photoshop mas possui uma importante vantagem: é gratuito.
Além do fato de ser um GNU, o Gimp vem ganhando usuários devido a sua facilidade de utilização ao mesmo tempo que não peca quanto aos resultados obtidos. Seus vários scripts de efeitos transformam determinadas tarefas trabalhosas em simples cliques do mouse.
O Gimp é um software multi-plataforma. Assim é distribuído em versões Windows, Linux e Mac.
A primeira diferença que os novos usuários do Gimp devem perceber é o seu visual estilo Linux (trabalhando com várias janelas), o que não é nada de assustar. Muito pelo contrário, a utilização de várias janelas para os diferentes diálogos proporciona mais conforto ao editor que passa a ter mais controle de modo a exibir ou ocultar um diálogo rapidamente apenas maximizando ou minimizando a determinada janela.
O Gimp possui uma estrutura ampla, fácil para os menos experientes em design (como eu) e, ao mesmo tempo, robusta para os profissionais. Abaixo segue um desenho que criei a partir do desenho original escaneado em um scanner doméstico. Os créditos do desenho à lápis são de Josélia Jesus.
Original desenhado à mão
Criado a partir do original usando o Gimp
Clique na imagem para visualiza-la em tamanho real
Com certeza qualquer profissional que ver essa imagem achará inúmeros erros. Porém, mais uma vez reforço: eu sou AMADOR em design. A idéia aqui é somente demonstrar o poder de fogo do Gimp. Vale ressaltar que as luzes do fundo dessa arte (Azul, Amarela, Lilás), apesar de possuir um acabamento super profissional foram criadas com menos de cinco cliques do mouse usando os scripts do Gimp. Uma verdadeira mão na roda!
Para os interessados em aprender mais sobre o Gimp existe um site nacional fantástico. O OGimp, como o nome já sugere, é um site dedicado ao GNU Image Manipulation Program, além de ser publicador da GIMPZine, uma revista trimestral em PDF dedicada ao GIMP com artigos, dicas, entrevistas, etc que pode ser baixada gratuitamente. Aliás, a GIMPZone é realmente muito boa, e deve ser lida inclusive por profissionais da área. Abaixo segue um exemplo de coloração digital que fiz seguindo uma dica presente da 4ª edição da GIMPZine.
O endereço do OGimp é: www.ogimp.com.br
O site oficial do Gimp: www.gimp.org