ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Tecnologia Tutoriais Quebrando a senha de root

Quebrando a senha de root

>> Como instalar o Go em uma distribuição Linux em 6 passos
>> Como criar e aplicar patches

Estou sem a senha de root do meu Linux, e agora? Se você está sem senha de root por que seu irmão alterou e não sabe qual é, se o seu antecessor na Administração de Rede não lhe passou a senha, voce esqueceu mesmo qual é? ou alguém descobriu sua senha ou invadiu sua maquina e está te prejudicando ou qualquer outro motivo assim, voce está no lugar certo. 

Este artigo foi escrito para ajudar aqueles que por qualquer motivo precise quebrar a senha de super usuário (root) do seu sistema. A Equipe da Comunidade aBiblia.net não tem interesse em prejudicar ninguém com isso, além de deixar bem claro que condena a má utilização do conhecimento contido neste artigo.

Para quebrar a senha de root existe uma forma muito simples, para isso você precisará de um Live CD (funciona com qualquer Live Cd linux, mas o exemplo abaixo é para o Epidemic GNU\Linux); lembro que um Live Cd é uma distribuição linux que roda direto do Cd.

Agora é só seguir o passo-a-passo que não haverá problemas:

01 -O primeiro passo é iniciar o computador pelo Live Cd;

02 – Agora vá para o modo texto com o comando abaixo;

Ctrl + Alt + F1

Aperte F2 para mostrar as linhas de comando (o F2 apenas para o Epidemic os demais sistemas já revelam as linhas de comando apenas com Ctrl+Alt+F1)

03 - Logue-se como root. Digite root no terminal e depois a senha (no caso do Epidemic como live Cd nao é necessário senha, basta digitar root e senha),

$ root
Obs. em algumas distribuições linux quando você vai para o modo texto já está logado como root. Para não haver dúvidas é só observar os símbolos: ‘$’ para usuário e ‘#’ para root

04 - Montar a partição onde está o sistema que você quer trocar a senha de root (por exemplo no meu PC o Epidemic está na partição hda8):

# mount /dev/hda8 /media/hda8

05 - Usar o Chroot através do comando abaixo:

# chroot /media/hda8
Obs. deste modo você estará logado na partição como se estivesse iniciado por ela ou por acesso remoto. Agora é só usar o comando para trocar a senha

# passwd
O sistema vai pedir a nova senha e a confirmação. Pronto, você pode até trocar senha de usuário. Por exemplo: usuário ricardo:

# passwd ricardo
Agora é só reiniciar seu sistema que a senha de root já foi trocada

A partir de agora acho que todos vocês vão pensar duas vezes antes de deixar seu computador nas mãos de alguém com um inofensivo live CD nas mãos.