ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Artigos A Páscoa Bíblica (texto revisado)

A Páscoa Bíblica (texto revisado)

>> O que é um Teólogo?
>> Pirataria: O mal que a Igreja ignora!
>> As 95 teses de Martinho Lutero
>> Deus e a Palavra de Deus
>> O Evangelho de Judas - Parte IV - Sobre o ato da traição?

Páscoa BíblicaNão adianta tentar me enganar, até eu quando ouço a palavra 'páscoa' me vem à mente a imagem de um coelho com um ovo de chocolate na mão. Sei que o chocolate é um sinônimo de alegria (festas), e o coelho um símbolo da fertilidade; por isto a união do chocolate com o coelho e o ovo, que é símbolo de geração de vida. Não quero discutir o mérito de quando a páscoa começou a ser marcada pela venda de ovos de chocolates, gostaria apenas de esclarecer qual é a páscoa bíblica.

Para nós que amamos a Deus sobre todas as coisas. O que é a páscoa?

Consegue se lembrar das pragas do Egito? Especialmente a última, quando Deus matou todos os primogênitos do Egito (Êxodo 11: 04 e 05)? Após esta praga sobre o Egito o povo de Israel se viu livre de anos de escravidão.

Para que nenhum dos primogênitos dos filhos de Israel morresse, Deus pede um ritual que deveria ser realizado antes da visita do anjo da morte ao Egito. Conforme a instrução que está em Êxodo cap 12 vs. 01 a 15, cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano e sem defeito; o cordeiro poderia ser ovelha ou cabra e se o cordeiro fosse muito grande para a família deveria convidar o vizinho mais próximo.

Após terem comido, o sangue do cordeiro deveria ser passado no umbral e na verga da porta da porta (vs. 07), e na casa onde estivesse o sangue o anjo da morte não mataria o primogênito daquela família. O cordeiro morreu para que os primogênitos de Israel fossem livres da morte; isto aponta para o sacrifício de Jesus, representa a proteção do sangue de Jesus em meio aos males deste mundo;

Acompanhe comigo: um cordeiro de um ano ainda não tinha se reproduzido e nenhum lucro trouxe para seu dono, então seu único objetivo na vida foi ser sacrificado. Aí está a figura de Jesus Cristo neste ritual, pois Jesus nasceu apenas para morrer pelo nosso pecado.

A páscoa no antigo testamento era celebrada para comemorar a libertação da escravidão no Egito, todos comiam carne assada e se alegravam pela libertação. Isto aconteceu por séculos até que a morte Vicária de Jesus na cruz trouxe um novo símbolo para páscoa. Lembre-se de que na ocasião da última ceia (de Jesus com os discípulos) estava sendo celebrada a páscoa.

Enquanto no Antigo Testamento era celebrada a libertação do Egito, nós, que vivemos no Novo Testamento, na lei da Graça, comemoramos a nossa libertação do pecado. Com a morte de Jesus nós celebramos a libertação do pecado e esta é a páscoa a luz da palavra de Deus.

Meus irmãos, não é pecado comer chocolate (mesmo sendo um ovo de chocolate) se meu orçamento doméstico permitir, pretendo comprar um pra minha esposa também, porem não se deixe enganar. O sacrifício de Jesus na cruz não pode ser esquecido e muito menos trocado por um simples ovo de chocolate; nosso Senhor Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados e não por um ovo de chocolate.

Mas Deus da prova do seu grande amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” Rm 05:08



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos," Salmos 103:17

[Inclua em seu site]



 


Publicidade