ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Artigos O Evangelho de Judas - Parte IV - Sobre o ato da traição?

O Evangelho de Judas - Parte IV - Sobre o ato da traição?

>> O Evangelho de Judas - Parte III - A importância do achado
>> O Evangelho de Judas - Parte II - O Conteúdo
>> O Evangelho de Judas - Parte I - Introdução
>> Bíblia Sagrada, atual e necessária
>> A História de Mary Jones

A existência do Evangelho de Judas havia sido comentada pelo primeiro bispo de Lyon, Irineu, que o denunciou em um texto contra as heresias na metade do século II. Irineu também falou das seitas gnósticas, cuja crença era baseada no princípio que o mundo material é imperfeito, tendo sido criado não por um Deus Supremo e sim por uma inteligência criadora inferior a este.

Além de Irineu, Epifânio, bispo de Salamina, também argumentou sobre a existência desse manuscrito no ano de 375 dc. Quanto ao ato de Judas, que Irineu descreve como “o mistério da traição”, os Evangelhos deixam claro que ele o fez por dinheiro (Mt 26.14-15), fica evidente que Jesus não foi apanhado de surpresa (Lc 22.22; Jo 13.21).

 E se, por um lado, o ato de Judas era necessário – pois, se Jesus tivesse tido uma morte natural, a salvação não teria sido realizada – também se pode afirmar que não era absolutamente necessário que Judas o fizesse.

Como disse Jesus: “o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!” (Mt 26.24). Permanece, portanto, o “mistério da traição”.

E nada, nem mesmo um Evangelho apócrifo, consegue apagar esse “ai” proferido por Jesus. Também este foi registrado, como diria Paulo, “para advertência nossa” (1Co 10.11).

Fonte:
- Sociedade Bíblica do Brasil (Dr. Vilson Schols, consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil)
- Wikipédia (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Judas)

Leia também:
O Evangelho de Judas - Parte I - Introdução
O Evangelho de Judas - Parte II - O conteúdo
O Evangelho de Judas - Parte III - A importância do achado



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho," Colossenses 1:5

[Inclua em seu site]



 


Moda Evangélica - Flor de Amêndoa