A palavra Teologia, é amplamente utilizada para definir o estudo da palavra de Deus, e também as religiões de modo geral. No entanto, se buscarmos a derivação da palavra, veremos que está incorreto.
A palavra teologia é formada de duas palavras, a saber, estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo. É incorreta a utilização desta palavra, pois é impossível “estudar” a Deus, se algum dia Deus puder ser estudado, ele deixará de ser Deus, sendo assim, defino a teologia como sendo o estudo dos assuntos a cerca do conhecimento derivado de Deus, ou o conhecimento da revelação de Deus para nós; somados também ao fenômeno religioso, e o fenômeno cultural-religioso causado pela busca de Deus em forma de religião.
Não tenho o interesse de mudar a palavra utilizada para definir esta ciência, apenas tenho total interesse em definir corretamente o objetivo da teologia, e não apenas confundi-la com a catequese, ou o curso básico de 'doutrina' da minha segmentação religiosa.
Compreendendo a definição e função da teologia, cabe defini-la, também, como sendo uma ciência multidisciplinar, visto que ela estuda as religiões, mas também estuda o homem como sintoma e causa do fenômeno religioso.
Cabe então ao teólogo conhecer o fator cultural, social, psicológico, patológico e por que não o filosófico, para então entender realmente qual é o fenômeno religioso em dada situação.