ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Artigos Qual o papel da Teologia?

Qual o papel da Teologia?

>> Qual a verdadeira doutrina?
>> Jesus ou Yeshua"? Qual o nome do nosso salvador?
>> A Páscoa Bíblica (texto revisado)
>> O que é um Teólogo?
>> Pirataria: O mal que a Igreja ignora!

A palavra Teologia, é amplamente utilizada para definir o estudo da palavra de Deus, e também as religiões de modo geral. No entanto, se buscarmos a derivação da palavra, veremos que está incorreto.

A palavra teologia é formada de duas palavras, a saber, estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo. É incorreta a utilização desta palavra, pois é impossível “estudar” a Deus, se algum dia Deus puder ser estudado, ele deixará de ser Deus, sendo assim, defino a teologia como sendo o estudo dos assuntos a cerca do conhecimento derivado de Deus, ou o conhecimento da revelação de Deus para nós; somados também ao fenômeno religioso, e o fenômeno cultural-religioso causado pela busca de Deus em forma de religião.

Não tenho o interesse de mudar a palavra utilizada para definir esta ciência, apenas tenho total interesse em definir corretamente o objetivo da teologia, e não apenas confundi-la com a catequese, ou o curso básico de 'doutrina' da minha segmentação religiosa.

Compreendendo a definição e função da teologia, cabe defini-la, também, como sendo uma ciência multidisciplinar, visto que ela estuda as religiões, mas também estuda o homem como sintoma e causa do fenômeno religioso.

Cabe então ao teólogo conhecer o fator cultural, social, psicológico, patológico e por que não o filosófico, para então entender realmente qual é o fenômeno religioso em dada situação.



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado." Marcos 4:25

[Inclua em seu site]



 


Publicidade