ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Mensagens Quem são nossos amigos?

Quem são nossos amigos?

>> Faça você a diferença
>> Um Celeiro De Felicidade
>> O Renascimento pela dor
>> Salmo 78 me faz refletir
>> Frutificando em tempo ou fora do tempo

Quem nunca se decepcionou com um amigo? Quem nunca teve um amigo que disse “estarei sempre ao seu ao seu lado!” e quando você  precisou, ele  não pode estar? Todos nós já passamos por isso. Todos nós já tivemos amigos que decepcionaram. Mas por que isso acontece? Será que estamos sabendo escolher nossas amizades?

 

No livro de 1° Samuel 18 v. 1-3 nos conta a historia da amizade de Jônatas e Davi.  “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.“ (vs. 1). O amor de Jonatas por Davi era tão grande, que ele fez uma aliança com Davi: “E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.” (vs. 3). Esse é um bom exemplo de amizade, pois o amor deles era puro, e a aliança que Jônatas fez com Davi foi feita com o SENHOR também: “E ambos fizeram aliança perante o SENHOR; Davi ficou no bosque, e Jônatas voltou para a sua casa.” (1Samuel 23 vs. 18)

 

Também temos os amigo de Jó que vendo o amigo em condições desastrosas vieram ao seu encontro confortá-lo: “Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.” ( Jó 2 vs. 11). Jesus também diz que: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (João 15 v 14).

 

Se na Bíblia encontramos tão bons exemplos de amigos e amizades, por que não conseguimos viver essa palavra e seguir com esse exemplo em nossas vidas cotidianas?

 

A palavra de Deus também diz que nos últimos tempos encontraremos pessoas que aparentam ser amigos, mas que na verdade não o são: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2 Timóteo vs. 1-5). Será que não é esse um dos motivos de nos magoarmos com nossos amigos? Será que não estamos procurando entre essas pessoas as nossas amizades? A própria palavra nos diz que devemos nos afastar dessas pessoas.

 

Não há uma receita infalível para não nos magoarmos com um amigo ou com qualquer pessoa, a não ser sabedoria, pois: “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.“ (Provérbios 4 vs. 7), e não confiar inteiramente no homem, pois: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” ( Jeremias 17 vs. 5), e sim confiar em nosso SENHOR: “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.” (Jeremias 17 v s. 7). Não esquecendo é claro que devemos amar ao nosso irmão, mas devemos primeiramente amar e confiar em nosso Deus: “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” ( Lucas 10 vs. 27), pois ele é o único que consegue esquadrinhar nossos corações e confortar as nossas almas.

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Coríntios 1 v 3-4)



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus." Salmos 92:13

[Inclua em seu site]



 


Publicidade